Materiais para Fachadas: Painéis Pré-Fabricados Stamp

Painéis Arquitetônicos de Concreto Convencional: Tecnologia, Características e Aplicações
Na fase de elaboração dos projetos das fachadas, deve-se pensar numa paginação ditada pelo uso de juntas entre os painéis arquitetônicos, podendo-se também fazer uso de juntas falsas incorporadas ao painel arquitetural. A utilização de formas repetitivas faz com que projetos com formas complicadas se tornem economicamente viáveis.

Existe flexibilidade em termos de dimensões e modulações, de maneira que se consegue obter as expressões estéticas desejadas.

De uma forma geral, os painéis tem uma espessura média de 100 mm e suas dimensões são limitadas em função da altura da carga permitida no trajeto da fábrica ao canteiro de obra, além da limitação de peso. Quanto ao peso, podemos considerar 250 kg por metro quadrado, em média.

Desempenho Termo-acústico

Devido à alta massa especifica do concreto utilizado na fabricação dos painéis STAMP, o resultado final em termos de isolamento acústico é excelente, garantindo um conforto incomparável devido à expressiva taxa de redução de transmissão de ruído (Classe STC-49 – PCI Sound Transmission Class Rating).
Isolamento térmico

A composição dos painéis Stamp com revestimento interno de drywall, confere ao conjunto uma excelente condição de isolamento térmico, trazendo vantagens expressivas aos sistemas de ar condicionado através da redução de carga térmica.
Manutenção Reduzida

A qualidade e a durabilidade dos painéis elimina os custos decorrentes de patologias indesejáveis, bem como o comprometimento da imagem do construtor face a estes problemas.

A manutenção dos painéis Stamp consiste apenas em limpeza periódica (a cada 5 anos) por meio de lavagem com água sob pressão e sabão neutro.

Estanqueidade

A fim de permitir a total impermeabilização do prédio, um rejuntamento de silicone é realizado entre os painéis arquitetônicos.

Este rejuntamento consiste na colocação de um corpo de apoio de dimensão apropriada na junta entre os painéis arquitetônicos (assim como entre painéis e caixilhos), o qual terá como função definir a profundidade de aplicação de produto e complementar a vedação com um cordão de silicone.

Vale anotar que estas juntas são efetuadas com produto de cor especialmente desenvolvida para cada obra e aprovada pelo cliente, conforme projetos de apresentação.

Resistência ao Fogo

Os painéis Stamp são não-combustíveis, com uma capacidade inerente de resistência ao fogo. Estes podem também ser utilizados como cobertura de proteção para aço.
Fixação
Os painéis arquitetônicos Stamp são fixados às estruturas (de concreto ou de aço) através de inserts metálicos embutidos nos painéis (chapas, tubos, peças especiais de montagem). Trata-se de sistemas especificamente desenvolvidos para cada obra, levando-se em consideração as especificidades das estruturas e distribuição das cargas.

A equipe de engenharia desenvolve tipos de fixação que propiciam agilidade na montagem e segurança no processo. Pode-se utilizar inserts de aço SAC-41, tipo de aço que oferece maior resistência à corrosão.

Da mesma forma, galvanização a quente e a frio deixam os sistemas de fixação devidamente protegidos em função da elevada expectativa de vida intrínseca ao produto.

Acabamentos

A utilização de técnicas inovadoras proporciona aos projetos variedade e acabamentos diferenciados e duráveis. As cores são criadas por intermédio da adição de pigmentos inorgânicos e estáveis, bem como pela utilização de agregados coloridos, oferecendo total liberdade de escolha do acabamento, sem limitações.

Outra opção de destaque é o revestimento com granito e mármore. As pedras são incorporadas aos painéis durante o processo produtivo, o que propicia larga vantagem técnica em comparação aos sistemas convencionais, ampliando as possibilidades arquitetônicas de seu projeto.

Portal Metálica, Materiais para Fachadas: Painéis Pré-Fabricados Stamp. Disponível em: <http://www.metalica.com.br/pg_dinamica/bin/pg_dinamica.php?id_pag=1054>.